11 dicas para quem vai estudar e trabalhar na Austrália

Por Claire Guillemine, European Counsellor/Digital Marketing Specialist, ILSC-Melbourne

Atualmente quase todo mundo que planeja estudar inglês na Austrália gostaria de trabalhar também, já que o país oferece visto de trabalho para estudantes internacionais. Mas como conseguir um emprego na Austrália? A gente preparou um guia com 12 dicas imperdíveis para você conhecer o mercado de trabalho, procurar um emprego e poder trabalhar enquanto estuda em Melbourne, mas as dicas servem também para outras cidades australianas, como Sydney e Brisbane.

1- Quantas horas você pode trabalhar tendo visto de estudante?

Se você quer estudar e trabalhar na Austrália, deve seguir as regras específicas para quem tem visto de estudante. E respeite as leis, para evitar o risco de ter seu visto cancelado!

  • Você só pode começar a trabalhar a partir do dia de início oficial do seu curso.
  • Você pode trabalhar um máximo de 40 horas a cada duas semanas.
  • Você pode trabalhar sem limite de horas durante as pausas oficiais de cursos regulares, como férias.

2 – Qual é o salário mínimo na Austrália?

O salário mínimo nacional é atualmente de US $ 17,70 por hora. Você pode visitar o Fair Work website para saber mais sobre seus direitos, os direitos dos trabalhadores e informações gerais.

3 – É preciso pagar impostos sendo estudante internacional?

Dependendo de quanto é o salário, todos são obrigados a pagar impostos na Austrália – eles são automaticamente deduzidos do seu pagamento. Depois que tiver um endereço residencial na Austrália, você pode aplicar para um Tax File Number no site do Australian Taxation Office’s (ATO) . No final do ano de exercício fiscal, que cai em junho na Austrália, você pode pedir a restituição do imposto mediante apresentação de uma tax return.

4 – O que é um Tax File Number (TFN)?

O TFN é seu número de identificação fiscal pessoal, uma espécie de CPF australiano. É necessário, entre outras coisas, para garantir que você não pague mais impostos do que deve – quase metade do seu salário será retido se você não tiver um TFN para fornecer ao banco e ao empregador. Trabalhando com um TFN, e dependendo da sua posição (seja contrato temporário, permanente etc.), você terá direito a férias anuais pagas, licença médica e acúmulo para aposentadoria.

5 – O que significa ‘cash in hand’?

Alguns empregadores podem optar por pagar em dinheiro. Isso não é um problema, desde que você tenha fornecido o seu TFN e os impostos tenham sido deduzidos do seu salário (verifique as informações no seu recibo de pagamento).

No entanto, ‘cash in hand’ normalmente significa pagamentos em dinheiro sem desconto de impostos – o que é ilegal. Você deve sempre evitar trabalhar com  empregadores que operam sob este sistema.

foto estudar e trabalhar na australia 1

6 – Como combinar trabalho e estudo?

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode ser bastante desafiador. Para evitar excessos que possam prejudicá-lo, você deve definir claramente quais dias / horas vai trabalhar e quais os que você vai estudar. É muito comum na Austrália que estudantes internacionais tenham um emprego part-time, de meio expediente, ou um trabalho ocasional (irregular e com horas de trabalho não garantidas).

7 – É fácil encontrar um emprego na Austrália?

A Austrália tem uma das menores taxas de desemprego do mundo (atualmente em 5,7%). Melbourne, por exemplo, é um importante centro administrativo, cultural e de negócios, que oferece boas perspectivas de emprego. A cidade também abriga muitos esportes internacionais e eventos culturais ao longo do ano, que oferecem uma abundância de trabalhos ocasionais para estudantes internacionais.

Suas chances de conseguir um emprego na Austrália dependerão de vários fatores, como sua experiência de trabalho anterior, o tipo de vaga que você está procurando e suas habilidades na língua inglesa.

 

8 – Quais são as áreas mais comuns de trabalho para os alunos?

  • Bares e restaurantes

O mercado de trabalho nesta área é incrível, com milhares de restaurantes, cafés e bares espalhados pelas principais cidades. Comece sua procura por trabalho andando pelas ruas com grande concentração deste tipo de estabelecimento. Você provavelmente vai encontrar vagas em funções como garçom / garçonete, ajudante de cozinha ou bartender. E não se esqueça de que  o certificado RSA  (cerca de US $ 40) é mandatório para poder trabalhar servindo bebidas alcoólicas para os clientes.

E você sabia que Melbourne, por exemplo, é a capital do café na Austrália? Lattes, brancos e macchiato são apenas alguns dos pedidos de café que você vai ouvir! E você pode melhorar bastante suas chances de encontrar um emprego em um café se aprender as técnicas corretas.

  • Lojas

Podem oferecer vagas como assistente de vendas, caixa, estoquista de  supermercado etc. Há muitas lojas e centros comerciais na cidade, com várias oportunidades de emprego. Você também pode verificar diretamente nos sites de grandes varejistas como ColesBunnings e Aldi.

  • Nanny

Muitas famílias australianas estão à procura de estudantes internacionais para tomar conta de seus filhos – alguns também podem oferecer alimentação e alojamento. É uma ótima maneira de experimentar a vida familiar e a cultura australianas! Sites como like Babysitters nowFind a babysitter e Rock my baby são bons locais para começar a procurar. Mas é  importante saber que você deverá passar pelo Working with Children Check para trabalhar como babá.

  • Delivery

Empresas como Deliveroo ou Foodora sempre estão procurando trabalhadores ocasionais. Você só vai precisar de sua própria bicicleta!

  • Limpeza

Para particulares ou empresas, pode ser um bom começo se você não fala muito bem o inglês. Esses trabalhos normalmente são anunciados em redes privadas ou Gumtree.

Finalmente, se você já tem um bom nível de Inglês, pode considerar aulas particulares, empregos em escritórios na administração / recepção ou call-centers. Muitas empresas usam agências de recrutamento para preencher vagas. Você pode se registrar diretamente nos sites. Os mais comuns na Austrália são HaysRandstad Australia ou Adecco.

9 – Onde procurar emprego?

Os empregos part time e trabalhos ocasionais estão listados em vários lugares, on-line e off-line. Tente expandir sua busca de trabalho usando tantos canais quanto possível. Visite sites australianos, como SeekGumtreeadzuna ou Career One. Leia jornais locais, verifique quadros de avisos comunitários (por exemplo, no supermercado, biblioteca etc.) e preste atenção extra nas vitrines das lojas onde os proprietários muitas vezes anunciam vagas de emprego.

10 – O que é o mercado de trabalho oculto?

Esta expressão é usada para descrever empregos que não são necessariamente anunciados para o público. As melhores maneiras de encontrar esses tipos de trabalhos são:

  • Network ou rede de conhecimentos: avisar amigos e colegas que você está procurando um emprego. Eles podem conhecer alguém, que conhece alguém, que está à procura de uma pessoa como você! O Facebook também é uma ótima ferramenta para encontrar grupos da comunidade para construir sua network.
  • Cold-calling: tentar entrar em contato com as empresas diretamente e perguntar sobre oportunidades de emprego. Anote o que você quer dizer, seja educado e você pode ter sorte!
  • Outra estratégia similar é o nosso conhecido “bater na porta”, onde você visita lojas, bares, restaurantes e cafés e entrega o seu currículo. Sempre peça para falar com o gerente para que possa se apresentar e explicar sua situação.

11 – Como se inscrever para uma vaga?

  • Aplicação on-line: você precisa enviar seu currículo (CV) e uma carta de apresentação explicando porque você é um bom candidato(a) para a posição. Em alguns casos, você pode ter que responder a critérios de seleção (ou seja, você tem experiência anterior em atendimento ao cliente e como você pode aplicar essas habilidades no emprego?). Não se esqueça de preparar e traduzir cópias de documentos importantes, como históricos escolares, certificados e diplomas, antes de deixar o seu país, uma vez que podem ser solicitados por potenciais empregadores na Austrália.
  • Aplicação walk-in: aplicar pessoalmente, ainda mais quando você encontra ofertas pelas ruas. Imprima cópias de seu currículo, peça para falar com o gerente, apresente-se, explique as suas qualificações. Alguns empregadores podem até mesmo realizar entrevistas no local.

Compartilhe o post:

Telegram
WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

favicon

Vamos viajar?

Fale com a My!