Como imigrar para o Canadá em 2022

Um resumo dos programas de imigração canadenses: Express Entry, PNP, Quebec e patrocínio familiar. Para você iniciar o ano com o foco em imigrar para o Canadá.

Se 2022 é o seu ano para imigrar para o Canadá, aqui estão algumas opções para se tornar um residente permanente.

 

Neste artigo, vamos discutir quatro caminhos para a imigração canadense: Express Entry, o Provincial Nominee Program (PNP), a imigração de Quebec e o patrocínio familiar. Na verdade, existem mais de 100 programas de imigração canadenses para você escolher.

Mas antes de fazer as malas, certifique-se de observar as restrições de viagem do Canadá, especialmente se estiver planejando viajar durante a pandemia. O Canadá está começando o ano novo com contagens de casos recordes de COVID-19. O governo federal reintroduziu recentemente a exigência de que os viajantes que chegam façam um teste de PCR antes da chegada. A partir de 15 de janeiro, a maioria dos viajantes estrangeiros terá que ser totalmente imunizado com uma vacina de um fabricante reconhecido.

site do governo canadense tem as informações oficiais sobre as restrições de viagem à medida que mudam com a situação do coronavírus. A partir de agora, estudantes, trabalhadores e residentes permanentes aprovados ainda podem vir para o Canadá, desde que sigam as diretrizes de saúde pública.

 

Imigrar com Express Entry

entrada expressa é a principal via de imigração do Canadá. É o gerenciador de aplicativos para três programas de imigração de classe econômica: Canadian Experience Class, Federal Skilled Worker Program e Federal Skilled Trades Program. Se você for elegível para um desses programas, também poderá se inscrever em um Programa Provincial de Nomeados que esteja alinhado com a Entrada Expressa, embora não seja necessário para todos os PNPs. Alguns PNPs são gerenciados pelo próprio sistema de inscrição da província e podem ser mais adequados para algumas pessoas que não são elegíveis para a entrada expressa.

O Express Entry opera em uma grade de pontos. Você ganha mais pontos por ter uma pontuação alta no idioma, pelo menos um ano de experiência profissional especializada, educação pós-secundária e por ter entre 20 e 29 anos de idade. Existem outros fatores que podem aumentar sua pontuação, como ter o idioma francês proficiência, um irmão no Canadá ou uma oferta de emprego válida no Canadá, entre outras coisas.

Nem todos que enviarem um perfil de entrada expressa poderão se inscrever para imigração. A Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) convida os candidatos com a pontuação mais alta no pool de entrada Express a se inscrever por meio de sorteios quinzenais. Em 2021, o Canadá convidou apenas candidatos que eram elegíveis para o Canadian Experience Class ou que haviam recebido uma indicação provincial de um PNP.

Embora o padrão de processamento para um aplicativo de entrada expressa seja de seis meses, em 2020 o tempo médio de processamento era de nove meses. A pandemia retardou o processamento no IRCC. De acordo com os dados mais recentes, o IRCC tem uma carteira de cerca de 1,8 milhões de pedidos de imigração em todos os programas. A carteira de pedidos Express Entry sozinha é de cerca de 140.000 aplicativos.

Sabemos por um memorando informativo interno que o IRCC precisa reduzir a carteira de pedidos Express Entry em “mais da metade” para atingir seu padrão de processamento de seis meses ou menos. O processamento parece ter aumentado nos últimos meses, enquanto o governo pressionava para cumprir sua meta de imigração para 2021 de 401.000 novos residentes permanentes.

A Express Entry permite que você se inscreva para a imigração canadense para qualquer província ou território que não seja Quebec, e é por isso que ela obtém um segmento próprio.

Imigrar com Programa Provincial de Nomeados

O PNP pode ser uma opção para pessoas que não se qualificam para Express Entry ou para candidatos Express Entry que desejam obter pontos extras.

Com exceção de Nunavut e Quebec, todas as províncias e territórios têm um PNP. Os governos provinciais e territoriais adaptam esses programas para atender às suas próprias estratégias econômicas e de crescimento populacional.

Você pode pensar na imigração PNP como um processo de inscrição de duas camadas. Primeiro, você se inscreve para a província ou território e, em seguida, se conseguir uma indicação, você pode usá-la para se inscrever no governo federal.

Existem duas categorias de PNPs: PNPs aprimorados, que usam o pool de entrada expressa para desenhar candidatos; e PNPs básicos que operam independentemente do Express Entry.

Se você receber uma nomeação provincial por meio de um PNP aprimorado, receberá 600 pontos automáticos adicionados à sua pontuação de Entrada Express. Este prêmio eleva o seu perfil ao topo da lista e prepara você para receber um Convite para Aplicar (ITA) para residência permanente.

Os PNPs de base estão mais focados no recrutamento de candidatos que apóiem ​​estratégias econômicas regionais e de crescimento populacional. Eles estão abertos a pessoas que tenham conexões com a província, como estudo local ou experiência de trabalho, bem como trabalhadores cuja experiência profissional se enquadre nos níveis de qualificação C e D da Classificação Ocupacional Nacional (NOC), que não são elegíveis para Entrada Expressa.

Imigração de Quebec

A província de Quebec, de língua francesa, tem seu próprio programa de imigração. Embora o governo federal ainda tenha a palavra final sobre quem obtém a residência permanente, ele não pode fazer uma política de imigração abrangente que se aplique a Quebec.

Para imigrar para Quebec, você precisa de um Certificat de sélection du Québec (CSQ), que é administrado pelo Ministère de l’Immigration, de la Francisation et de l’Intégration (MIFI). Você pode obter o CSQ se inscrevendo em um dos programas de imigração de Quebec, como:

  • Programa de Trabalhador Qualificado Regular de Quebec para trabalhadores estrangeiros de língua francesa em ocupações qualificadas.
  • O Programa de Experiência de Quebec é popular entre os alunos graduados de língua francesa de instituições de Quebec, bem como entre trabalhadores qualificados.
  • Programas Piloto de Imigração Permanente de Quebec para trabalhadores de processamento de alimentos, ordenanças e trabalhadores de tecnologia em certas ocupações.

Depois de obter sua CSQ, ela confirma ao governo federal que Quebec o selecionou para a imigração. Você pode então usá-lo para solicitar residência permanente no IRCC.

Imigrar com Patrocínio familiar

Se você tem família no Canadá, pode ser elegível para patrocínio familiar. Os canadenses podem patrocinar seus cônjuges e companheiros em união estável, seus filhos dependentes ou parentes adultos, bem como seus pais e avós. Em alguns casos, os canadenses podem ser elegíveis para patrocinar outros membros da família.

Existem critérios de elegibilidade em ambos os lados do processo de patrocínio. Os canadenses podem ter que demonstrar que podem sustentar financeiramente vocês dois. A pessoa patrocinada deve passar pelos critérios de admissibilidade criminais e médicos. Ambos precisam demonstrar que seu relacionamento é genuíno. Por exemplo, no caso de cônjuges, o oficial de imigração deve estar convencido de que você não se casou apenas para fins de imigração.

Cada programa tem seus próprios critérios de elegibilidade e, dependendo de qual país você vem, diferentes requisitos de documentos. O IRCC oferece todos os formulários de inscrição atualizados e listas de verificação em seu site.

Texto originalmente publicado em CIC News.

Compartilhe o post:

Telegram
WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

favicon

Vamos viajar?

Fale com a My!