Você está querendo mudar de vida e para isso pensa em buscar novas experiências profissionais em um outro país?
Quando o assunto é trabalhar fora do país, o Canadá é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. Isso porque o governo canadense, diferente de outros países, oferece facilidades para os estrangeiros.
Desde 2015, o governo tem recrutado brasileiros para trabalhar no Canadá, principalmente para as áreas ligadas à tecnologia, engenharia, administração e marketing. Sem contar que grande parte das empresas canadenses já conhece o perfil do trabalhador brasileiro, que está acostumado com a alta competitividade do mercado de trabalho.
Se trabalhar no exterior é um dos seus objetivos, confira agora neste post os os principais requisitos para conseguir um emprego no Canadá e quais são os meios que você pode usar para conseguir uma permissão de trabalho. Confira!
O que você precisa para conseguir trabalhar no Canadá?
1. Obtenha o visto que tem a ver com o seu objetivo
Na hora de tirar o seu visto, você precisa estar muito atento para não escolher o caminho errado. Quem acha que é possível trabalhar no Canadá com um visto de turista, por exemplo, está bastante enganado. Esse tipo de visto apenas permite estudar por até 24 semanas, mas jamais trabalhar no país.
Visto de trabalho
Para conseguir um visto para trabalhar no Canadá, você precisa ter recebido uma proposta de emprego de uma empresa canadense. Isso quer dizer que você precisa conseguir uma vaga de emprego antes de ir para o país. Nesse caso, é a empresa quem vai solicitar o visto para você.
Há também um programa para as organizações que querem contratar estrangeiros, chamado Labour Market Impact Assessment (LMIA). A empresa precisa provar para o governo que não existe no país pessoas capazes de ocupar a vaga e desempenhar tais funções.
A única questão é que você fica limitado a trabalhar apenas para a empresa que te concedeu o visto.
Permissão de trabalho
A permissão de trabalho, ou work permit, é outra forma de conseguir uma autorização para trabalhar no Canadá legalmente. Porém, é preciso estar matriculado em algum curso de nível superior. Com ele, os estrangeiros podem trabalhar tanto durante o período letivo quanto durante as férias.
Esse costuma ser um jeito mais fácil e rápido de conseguir uma vaga de emprego, já que você pode chegar no país e procurar por um trabalho quando já estiver lá.
2. Você pode trabalhar no Canadá enquanto estuda
Você já imaginou em, além de trabalhar no Canadá, estudar em universidades de alta qualidade e obter um novo diploma?
E, o melhor de tudo é que isso ainda te ajuda a conseguir uma permissão de trabalho. É por essas e outras que o Canadá é tão querido e procurado por aqueles que querem mudar totalmente de vida.
Para isso, você precisa estar matriculado em um college ou universidade, pois um curso de idiomas não conta. Ao obter um visto de estudos, você consegue também um open work permit, que nada mais é do que uma autorização oficial para você trabalhar onde quiser, desde que o emprego respeite as 20h semanais durante o período de aulas e 40h por semana nas férias.
Portanto, esse costuma ser um dos jeitos mais procurados por quem quer trabalhar no Canadá. Se você tem um cônjuge, saiba que ele ou ela também tem direito ao open work permit, permitindo que o seu parceiro ou parceira trabalhe em período integral.
Há também o Post-Graduation Work Permit (PGWPP), voltado aos estudantes que tenham acabado de se formar em um curso superior, com pelo menos 8 meses de duração, no Canadá.
Sendo assim, não vale para qualquer programa de estudo. O curso do qual o estudante participou precisa fornecer um diploma, o que quer dizer que os cursos vocacionais ou profissionalizantes não valem.
É importante lembrar que o PGWPP exige muita organização e planejamento, já que é preciso se aplicar em até, no máximo, 90 dias após a conclusão do curso. Sem contar que ele vale para o mesmo período de duração, ou seja, se o seu curso tem duração de 2 anos, o PGWPP vai valer por 2 anos também.
3. Esteja com o inglês afiado
Você pretende morar no exterior, mas para isso é importante conhecer pelo menos o básico da língua falada no local escolhido, não é mesmo?
Quando visitamos qualquer país, falar a língua local faz toda a diferença. Afinal de contas, só assim você é capaz de se comunicar, interagir com as pessoas e ainda fazer amigos. Imagine, então, quando o assunto é trabalho.
Se você não domina o inglês e quer trabalhar no Canadá, é bom começar a se preparar e fazer um bom curso de idiomas.
Além de ser fluente, você precisa comprovar que tem o inglês afiado para se candidatar a cursos superiores, por exemplo. Certificados como o IELTS e o TOEFL são os mais reconhecidos internacionalmente e necessários na hora de tirar o visto. Quem é fluente no inglês também tem mais facilidade na hora de conseguir um emprego na área de formação.
Se esse não é o seu caso, não se preocupe!
Para quem ainda precisa melhorar o inglês, existem os chamados empregos “entry level“, que são ótimas opções para quem quer entrar logo no mercado de trabalho. As vagas “entry level” são mais operacionais e, na maioria das vezes, são para atendimento em estabelecimentos comerciais.
4. Tenha todos os documentos atualizados
De nada adianta se esforçar para procurar vagas de emprego e estudar inglês, se você não está com todos os documentos necessários, concorda?
Para entrar com o pedido de um visto para o Canadá, você vai precisar estar com os seus documentos atualizados. Isso porque você vai ter que providenciar cópias do seu RG, passaporte, holerites, declaração de imposto de renda, fotos 3×4 recentes, extrato bancário, entre outros.
Se, além de trabalhar no Canadá, você for estudar no país, você vai ter que entregar uma carta de aceitação da instituição de ensino na qual você se matriculou. No caso dos diplomas e cartas de recomendação – que geralmente são requisitos para se inscrever nos cursos -, eles precisam estar traduzidos oficialmente para serem aceitos.
Não deixe de realizar esse sonho!
Já deu para perceber que motivos para conhecer o Canadá não faltam. Além de ser um dos mais abertos aos imigrantes, o país é lindo, com paisagens de tirar o fôlego e tem uma das melhores qualidades de vida do mundo.
Portanto, se você está pensando em se mudar para lá, saiba que ele é uma excelente escolha! É por isso que cada vez mais e mais brasileiros escolhem o país como cenário para uma nova etapa em suas vidas.